• Fórum dos Empreendedores

Pequenos negócios poderão ampliar vendas no exterior em canal gratuito divulgado por Sebrae e BID

Micro e pequenas empresas terão acesso ao mercado internacional por meio de uma plataforma gratuita. Chamada de Connectamericas, a iniciativa foi desenvolvida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), onde a inscrição permite acesso a cursos e webinars e uma oportunidade de vendas para o exterior.


O sistema pode ser comparado a uma vitrine de negócios, explica Andrea Restrepo, analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional: "Ao se cadastrar, a micro e pequena empresa pode encontrar clientes e fornecedores por meio de anúncios de compra, receber dicas de como internacionalizar o negócio, participar de cursos e webinars com especialistas, entre outros benefícios".


A ConnectAmericas é a plataforma online que oferece todas as ferramentas para expandir os negócios. Fonte: site oficial Connectamericas.


Dentre as 320 mil empresas cadastradas, mais de 10 mil empresas que aderiram à rede são brasileiras, sendo em sua maioria das regiões sudeste e sul. Dessas, o ramo de alimentos e bebidas é predominante, mas qualquer tipo de setor econômico pode fazer parte. De acordo com estudo do Sebrae de 2019, mais de 40% das empresas exportadoras brasileiras são pequenos negócios e foram responsáveis por vendas externas no montante de US$1.239 milhões no ano de 2018.


O Connectamericas fomenta o comércio exterior e investimentos nos países da América Latina e Caribe, além de conectar empresários de todo o mundo por meio de comunidades especializadas e ensinar sobre negócios internacionais e dicas práticas. Para fazer parte do Connectamericas, basta acessar o site https://connectamericas.com/pt e se cadastrar de forma gratuita.


Saiba mais em: http://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/sebrae-e-bid-divulgam-canal-para-pequenos-negocios-expandirem-vendas-no-exterior,e4b7a387caee1710VgnVCM1000004c00210aRCRD

 2020 - Fórum dos Empreendedores de São Paulo