• Fórum dos Empreendedores

Dúvidas sobre como requerer empréstimo? O SEBRAE tem algumas dicas

Com as complicações financeiras enfrentadas pelos pequenos negócios durante a epidemia do coronavírus, muitas instituições financeiras e cooperativas estão fornecendo crédito para ajudar as PMEs a sobreviver nesse momento e impedir um desgaste ainda maior da economia.


Porém, alguns cuidados com empréstimos devem ser observados, e por isso, o time do SEBRAE apresenta dicas para que o empreendedor tenha êxito na obtenção de crédito sem maiores complicações. Antes de mais nada, o passo inicial para pensar na obtenção do auxílio é fazer um plano de fluxo de caixa, onde o empreendedor analisa os gastos da empresa e a possibilidade de outros recursos para ajudar no pagamento.


Vender veículos, queimar estoques ou se desfazer de maquinários são opções sugeridas para quitar os débitos. Foto: Mark Aspillera em CreditSesame.


Algumas das principais dicas incluem:

  • Recalcular as parcelas da dívida, alterando datas e valores de multas para que tudo possa caber no orçamento

  • Organizar as dívidas (havendo mais de uma) por ordem de prioridades, tendo como base a situação geral da empresa.

  • Mapear quais as garantias que o empreendedor pode apresentar, se o projeto for aprovado pela instituição financeira

  • Ao fazer o empréstimo tenha em mente duas perguntas: o valor total das parcelas vai ser menor que a dívida atual e o valor é maior e dará para refazer seu caixa?


Saiba mais em: https://sebraers.com.br/sebrae-seleciona-dicas-para-requerer-emprestimo/


Confira também o "Hub do Empreendedor" com informações de financiamento e linhas de crédito dos nossos parceiros! https://www.forumdosempreendedores.com.br/hub

 2020 - Fórum dos Empreendedores de São Paulo